Por Anderson Rosa
Adaptação livre de http://www.chentaiji.com/about/chenzhaokuibio.html
Chen Zhaokui (陈照奎) (1928-1981), o filho mais novo de Chen Fake, cresceu em Pequim. Aluno de seu pai, Chen Zhaokui era um artista marcial de renome conhecido especialmente por suas habilidades de captura e travamento de articulações (Qinna).
A pedido de Wu Xiubao e outros, Chen Zhaokui voltou para a aldeia Chen para ensinar a 19ª geração. Chen Zhaokui ensinou na Vila Chen – Chenjiagou (陈家沟) pelo período de uma semana, em 1973, e um mês em 1974, e dois meses em 1976. Nos anos seguintes, ele passou alguns meses na cidade vizinha de Zhengzhou, capital da província de Henan, e em Jiazuo e depois em outros locais.
Chen Zhaokui primeiro retornou a Vila Chen, em 1965, momento em que ele não ensinou. Os aldeões imediatamente perceberam as diferenças externas entre os movimentos da forma de Chen Zhaokui e a forma tradicional que era sendo ensinada por Chen Zhaopei, o professor da 18ª geração na vila naquela época.
Wu Xiubao, um estudante de ambos Chen Zhaopei e Chen Zhaokui, explica que a forma de Chen Zhaokui foi diferente, já que: (1) que continha relativamente mais fajin e que era executada em distâncias mais curtas (ou seja, mais “força por polegada”), (2) continha relativamente mais espirais do enrolar o fio de seda ‘apertados e refinados”, e (3), era realizada numa posição mais baixa do que a forma ensinada por Chen Zhaopei.
Estas diferenças eventualmente levaram alguns a caracterizar a forma de Chen Zhaokui como um “novo estilo”, (xinjia) versus o (Laojia), a forma “estilo antigo ou primeira forma” ensinada por Chen Zhaopei. Note-se que esta explicação dos estilos antigos e novos, embora o mais recente, sendo apenas uma das várias encarnações de antigas e novas caracterizações da forma de que o estilo Chen ao longo dos anos.