Chen Fake

Chen Fake

Chen Fake ou Chen Faku 陳發科 (1887-1957) foi um famoso professor de Taichi Chuan. Nascido e criado na vila da família Chen (Chenjiagou, 陳家溝), ele era o detentor da 17ª geração do estilo Chen Taichi Chuan . Seu bisavô foi o famoso grão mestre Chen Changxing que desenvolveu Lao Jia Yi Lu e Lu e das formas anteriores de Chen Wangting.

ChenFa-Ke fez do estilo Chen Taichi Chuan uma entidade conhecida e distinta quando ele foi a Pequim, a convite do seu sobrinho Chen Zhaopi em 1928 e abriu o instituto Zhongzhou, onde ensinou Tai Chi Chuan.
Chen Fake também é conhecido como o criador da chamada Nova Estrutura (xin jia) dentro do estilo Chen. Chen Fake temia que o Taichi Chuan estivesse sendo perdido, porque algumas de suas propriedades eram muito sutis, então ele criou uma forma que acrescentou movimentos externos visíveis para ações internas. Expoentes são, porém, dividido sobre este ponto de vista.
Seu filho Chen Zhaokui está entre os muitos que consideram Xin Jia a ser um estilo mais refinado de Chen não previamente ensinado em público. Xin Jia é muito mais ornamentado do que o chamado estilo Velha Estrutura (Lao Jia) de Chen Zhaopi.

Chen Fake
Chen Fake praticou 30 formas diariamente por 30 anos e os círculos de artes marciais em Pequim concederam-lhe com uma placa dizendo que ele possuía nível máximo em Kung fu na China. Com caráter humilde ele colocou a placa debaixo de sua cama e disse que há sempre alguém melhor.
De suas várias façanhas, duas histórias interessantes contadas sobre ele, uma foi que sozinho, defendeu os portões da cidade de Wenxian com um longo bastão contra um grupo de cerca de 80 bandidos conhecidos como a quadrilha da lança vermelha. Outra história conta como ele se recusou a trabalhar para um certo senhor da guerra. Tendo então suas mãos amarradas, ordenaram que ele fosse atacado com um sabre. Ele desarmou o ataque do sabre apenas com seus pés!

Chen Fake