Chen Zhaopi

Chen Zhao-Pi

Chen Zhao-Pi (陈照丕) (1883-1972) era um estudante de Chen Deng-Ke (seu pai), Chen Yan-Xi, Chen Pin-San, e Chen Fa-Ke. Seu ensino e esforços para continuar o legado do estilo Chenjiagou Taichi Chuan levou à disseminação de Estilo Chen Taichi para o mundo exterior Chenjiagou, bem como o estabelecimento de os salões de treinamento de Wushu em ambos Chenjiagou e Wenxian.

chen_zhao_pi_1Em 1928, ele foi a Pequim para ensinar e quando lá chegou, um jornalista escreveu que, finalmente um professor do original estilo Chen Taichi chegara a capital. Este artigo o levou a um evento onde Chen Zhaopi recebeu desafios com mais de 17 dias e manteve-se invicto depois de mais de 200 outros praticantes marciais testarem suas habilidades. Durante este período, ele pediu a Chen FaKe para vir a Pequim para ensinar também.

Depois que Chen FaKe chegou a Pequim, Chen Zhao-Pi viajou para Nanjing. Naquela época, o Kuomintang estava no poder, e do prefeito de Nanjing o convidou para vir e dar uma aula lá e ele também atuou como treinador honorário no famoso Instituto Central de Artes Marciais.

De 1928 a 1958, ele ensinou Taichi fora da aldeia. Algumas das cidades que ele ensinou foram Pequim, Nanjing, Xian, Lanzhou, Luoyang, Kaifeng, e Zhengzhou. Em 1958 ele voltou para a Vila. Depois de seu retorno, ele percebeu que não muitas pessoas estavam praticando Taichi Chuan mais, devido às tensões da Guerra Mundial, e a guerra entre os nacionalistas e os comunistas.

Vendo isso, ele ficou muito preocupado que a arte acabaria por cair. Então, ele retornou ao seu trabalho na Comissão Reguladora Rio Amarelo em Kaifeng e solicitou uma reforma antecipada. Ele voltou para casa, para a vida espartana dentro da vila e recrutou um grupo de crianças para o treinamento sério.

Havia cerca de trinta crianças que se reuniam em frente à sua porta para a instrução. Ele levaria a classe na frente, enquanto sua esposa seria na parte de trás, fazendo correções. Ele foi muito paciente e fez um grande esforço para fazer as correções. Ele nunca estava com raiva. Durante esse periodo, houveram três anos de “desastres aturais” (inundações, fome, etc.), bem como o início da Revolução Cultural.

Durante a Revolução Cultural, Taichi Chuan foi considerado antiquado e parte de antigas religiões e superstições. Era proibido promover Taichi Chuan naquele momento. Também porque ele estava ligado aos nacionalistas em Nanjing em 1930, ele estava com muitos problemas. Durante este tempo, se você queria ensinar ou aprender, era muito difícil.

Chen Ke-Sen, o filho de Chen Zhao-Pi, escreveu sobre esse período: “Durante a Revolução Cultural, o meu pai foi perseguido e submetido a públicas “sessões de luta “, que incluía, com um peso de 100 quilos amarrado no pescoço e fazendo se prostrar enquanto recebia humilhações. Mas durante a tranquilidade da noite, Chen Zheng-Lei e vários outros de seus discípulos premiados secretamente foram estudar com ele. Meu pai, demonstrando que ele não tinha medo da perseguição, bravamente continuou com seu ensino de Taichi Chuan.

O Grão mestre Chen Zheng Lei reconta “Às vezes, ele via seus alunos a praticar a sério, e em outras vezes, não tão a sério. Eu sei que isso fez dele chateado, mas ele não aparentou isso para nós. Em vez disso, ele nos contava histórias para fazer-nos compreender por que é necessária para a prática com determinação. Ele nos contou muitas histórias sobre heróis da história cujos esforços levou-os do anonimato para o sucesso.

Ele nos contou a história do músico antigo e famoso, que foi o inventor do estilo 5 tons da música chinesa. Porque ele queria tanto para desenvolver esta música, ele esfregou sal em seus olhos para cegá-se e livrar-se das distrações da visão e, portanto, poderia concentrar suas atenções em sua audiência, e sua música. Ele também nos disse do general Yueh Fei que teve em sua tatuagem quatro personagens em suas costas que dizia: “dar-te de todo o coração para o seu país.”

Ele nos disse estas histórias porque ele nos desejou seguir o exemplo destes heróis, e para que pudéssemos ser firme e resistentes em nossas vidas. Mais importante ainda, ele nos fez perceber que nós éramos os futuros sucessores da arte de Taichi Chuan, e que deveríamos praticar continuamente para viver de acordo com essa responsabilidade. Se não o fizéssemos, a nossa geração iria quebrar a tradição da instrução transmitida de nossos antepassados. Taichi Chuan vem da família Chen.

Se quebrássemos esta tradição, não seriamos capazes de estar diante de nossos ancestrais e nossos filhos perderiam sua herança marcial. Então, quando éramos muito jovens, nos era ensinado a entender nossa responsabilidade. Independentemente do quão difícil nossa situação era, na época, tivemos que treinar com afinco.

Perto do fim da Revolução Cultural, o Partido Comunista decidiu começar a promover as artes marciais e como resultado, a moral e confiança do meu professor melhoraram. Seu ensinamento começou a aumentar. Ensinava com grande paciência. Se você não entendeu um movimento, ele iria repeti-la mais e mais para você. Não só ele explicar o movimento, ele também explica os princípios por trás dele e as aplicações.

Naquela época, ele estava em seus oitenta anos, mas ele ainda iria ensinar “Mãos empurrando”. Em 1972,faleceu. Ele morreu como resultado de excesso de trabalho. Ele levou equipes de Taichi em toda a China para competir. Suas condições de vida não eram boas na vila e não poderia sustentar a energia que ele gasta no ensino ao longo desses anos. Antes de sua morte, ele me ensinou todos os princípios, técnicas, rotinas de mãos vazias, armas e”mãos empurrando” que ele conhecia.

Chen Zhao-Pi já passou, mas deixou um grupo de jovens dedicados a Taichi. Professores do estilo, sejam eles de Chenjiagou ou não, são todos de uma forma descendentes dele. Ele foi o único responsável por promover a arte, quando estava em declínio, e criar a próxima geração de professores na aldeia.