Tai Chi Espada

Por Niall O’Floinn
Tradução: Luiz Kohl

O Grão-Mestre Wang Hai Jun e o Shifu Niall O’Floinn praticando a forma da Espada do Estilo Chen

O Tai Chi estilo Chen tem muitas armas que fazem parte do seu programa de treinamento. Numa visão geral, as armas são praticadas hoje porque desempenham o papel de concentrar parte do objetivo de criar um corpo Tai Chi. Por exemplo, a espada de dois gumes, embora seja uma arma difícil de dominar, aparece no início do treinamento para ajudar no processo de relaxar os ombros e quadris. A espada de dois gumes reta (dan jian) é um tipo de arma curta entre as rotinas do Tai Chi. Ao longo dos últimos cem anos ela tem sido largamente disseminada entre os aldeões de Chenjiagou (Vila Chen), e é um dos conjuntos de armas mais antigos do estilo Chen de Tai Chi. Ao todo existem 49 movimentos na rotina da espada reta de dois gumes. O conjunto de movimentos é organizado logicamente, de forma coesa, e utiliza diferentes técnicas de espada como: ci (nivelar ou impulso para cima), pi (cortar), liao (desvio circular para cima), gua (suspender), dian (dobrar o pulso para atacar para baixo com a ponta), mo (desvio inclinado cortando para cima), tuo (flexionar), jia (erguer a espada do oponente), sao (corte horizontal circular), jie (bloquear), zha (impulsionar para baixo), tui (empurrar) and hua (padrões de neutralização circular).

O Tai Chi Espada (Taiji Jian 太極劍 ) também combina a dinâmica de corpo natural e elegante do movimento de mãos do estilo Chen com seu movimento de pés ágil e estável. De repente forte, de repente suave, sua técnica se esconde e subitamente se manifesta. A espada utiliza o zhan nian lian sui ou “avançar para o adversário como uma sombra”. A postura se altera de acordo com as técnicas de posicionamento súbitas e mutáveis do teng shan zhe kong que incluem saltar para a frente, subitamente mudar de lado, combater rapidamente e deixar o oponente golpeando no vazio.

A espada realmente incorpora os princípios de movimento de corpo do Tai Chi estilo Chen para seu próprio movimento. Estes movimentos fluem continuamente de um para outro sem parar, usando táticas circulares e envolventes, armazenando e liberando energia, misturando o firme com o flexível, em movimentos rápidos alternados com movimentos lentos. O praticante de Espada estilo Chen não perde o contato com o adversário, nunca perde a chance de uma abertura e usa artifícios para atrair o oponente. As mudanças são imprevisíveis, contraindo e alongando, indo e vindo, com um método de golpear energicamente com muito vigor.

Ao praticar a Espada estilo Chen, é necessário que você utilize os princípios das formas de mãos vazias; então você será capaz de prosseguir usando sua mente para guiar sua energia interna (yi yi dao qi), usar sua energia interna para guiar os movimentos do seu corpo (yi qi cui shen), transferir a energia para a ponta da espada (jing guan jiqn xiao), com todo seu corpo atuando harmonicamente (zhou shen yi zhi) e seus movimentos rotacionando naturalmente como uma bola (yuan zhuan zi ran).

Há um ditado nas artes marciais: “O sabre é como um tigre feroz, a espada de gume reto é como um dragão nadando”. Portanto, quando você pratica com a espada é o mesmo que praticar com mãos vazias; seus movimentos são como nuvens em movimento ou um fluxo constante – contínuo, sem paradas, girando livremente de forma corajosa e vigorosa, liberando energia como um leão sacudindo a juba, com uma miríade de mudanças rápidas. Quando você pratica a espada realmente bem, você não apenas acarreta o fortalecimento do corpo, mas também um estado mental de felicidade e relaxamento, e percebe os benefícios de alcançar a beleza nesta arte.

O famoso mestre de Taiji Chen Zhao-Pi (18ª geração) compôs o seguinte verso para expressar isto:

“Zha (impulsionar para baixo ou lateral), dian (apontar para baixo), mo (corte oblíquo para cima), pi (cortar), ci (impulsionar para frente ou para cima), desenhar em espirais e tornar a energia do oponente inofensiva (usar movimentos espirais para desarmar o adversário).

Tiao (cortar de cima para baixo) e li (cortar debaixo para cima) é a maneira correta; tui tuo (afastar e levantar) é o método ortodoxo.

Há maneiras de avançar enquanto se leva o atacante; os movimentos verticais e horizontais da espada brilham o aço.

Se contraindo como um ouriço; liberando energia como se estivesse alcançando o fim de um arco íris.

Dez mil raios de Sol irradiam brilhantemente; o glorioso esplendor é maravilhosamente ilimitado.

Após um longo treino com a Espada Tai Chi (Taiji Jian), quando suas habilidades forem aperfeiçoadas, você vai obter o conhecimento de si mesmo.”