Tai Chi e Meridianos

Por Niall O’Floinn
Tradução: Anderson Rosa

De acordo com estudos históricos textuais a doutrina dos meridianos foi desenvolvida no período de 4000 – 2000 a.C..
A primeira menção registrada desta doutrina é no início da dinastia Qin, como em “Registros do Historiador” e “A
Primavera e Outono Anais de Lu”.
O livro mais antigo de Medicina Tradicional Chinesa é chamado de “Princípios de Medicina Interna do Imperador
Amarelo (em mandarin: 黃帝內經 Huangdi Neijing)”, e ali os meridianos foram especificamente discutido em vários capítulos.

{para ler o texto original do Imperador Amarelo, CLIQUE AQUI}

A palavra “meridiano” em chinês é Jing Luo.

Jing refere-se aos canais e Luo se refere aos colaterais. Os canais são os principais caminhos para o Qi viajar para cima e para baixo, para dentro e para fora de todo o corpo. Os colaterais são os caminhos menores derivando dos principais canais.

Em “Eixo Espiritual” (Ling Shu – uma das três seções do livro de “Princípios de Medicina Interna do Imperador
Amarelo”) afirma-se que que “os principais canais são chamados Jing, os colaterais são chamados Luo e os micro colaterais ramificam os colaterais são chamados Sun”.

Os meridianos conectam os órgãos internamente e externamente conectam os membros. Eles canalizam o Qi entre os órgãos e no resto do corpo apoiando o corpo como um todo orgânico e equilibrando os níveis de energia e as funções dos órgãos.

Há 12 canais regulares e 8 canais extraordinários. De acordo com os 12 canais regulares há também os 12 canais divergentes, as 12 regiões musculares e as 12 áreas cutâneas. Há 15 colaterais, os colaterais superficiais e micro
colaterais.

Os 12 canais regulares são: os 3 canais yin da mão (canal tai yin do pulmão na mão, canal Shaoyin do coração na mão e canal Jueyin do pericárdio na mão), os canais 3 yang da mão (canal shaoyang do triplo aquecedor (a função dos órgãos no peito, parte média e inferior do abdome) na mão, canal tai yang intestino delgado na mão e canal Yangming do intestino grosso na mão)

Os três canais yin pé (canal tai yin do baço no pé, canal Shaoyin do rim no pé e canal Jueyin do fígado no pé) e os 3 canais yang do pé (canal shaoyang da vesícula biliar no pé, canal tai yang da bexiga no pé e canal Yangming do estômago no pé). Estes canais ligam os órgãos internos do corpo e são chamados os 12 canais regulares.

Os 8 canais extraordinários são Vaso Diretor/Ren Mai, Vaso Governador/Du Mai, Vaso Penetrante/Chong Mai, Vaso da Cintura/Dai Mai, Cadeia do Yin/Yin Wei Mai, Vaso de Ligação Yang/Yang Wei Mai, Vaso Yin do Calcanhar/Yin Qiao Mai e Vaso Yang do Calcanhar/Yang Qiao Mai.
Diferente dos 12 canais regulares, eles não estão diretamente associados aos órgãos internos nem conectam
internamente ou externamente ao corpo. Eles existem e viajam de forma independente; portanto, eles são chamados de canais extraordinários.

Os 15 colaterais são os meridianos paralelos que se ramificam dos 12 canais regulares, o Vaso Diretor, o Vaso Governador e do colateral do baço. Este é o maior sistema de meridianos do corpo. Os colaterais que viajam próximo à superfície da pele são chamados colaterais superficiais.

Os 12 canais divergentes estão onde os canais regulares se ramificam levando para o sistema interno do corpo. As 12 regiões musculares são as áreas onde o qi nos 12 canais regulares se acumula. Eles estão onde os canais regulares ligam-se aos sistemas externos do corpo. Suas funções são de garantir os movimentos normais do corpo, controlando as estruturas esqueléticas e os movimentos das articulações.

As 12 áreas cutâneas são o reflexo das funções dos 12 canais regulares sobre a superfície do corpo humano. Eles estão onde o qi se espalha. Eles são na camada mais exterior do corpo, funcionando como uma proteção externa para o corpo.

Os 12 canais regulares, 8 canais extraordinários, 12 canais divergentes, 12 regiões musculares, 12 áreas cutâneas, as 15 colaterais, os colaterais superficiais e micro colaterais trabalhar juntos para formar o sistema de meridianos completamente integrado do corpo humano.
Ele inclui o sistema de circulação do sangue, o sistema nervoso e os nervos – sistema de regulação humoral e pode refletir sintomas biológicos e patológicos, bem como outros sistemas de comunicação biológicos ainda desconhecidos.

Meu professor sempre falou apenas um pouco sobre energia e meridianos internos e focando-se principalmente em movimento, postura, respiração e intenção.

Se estiverem correctas o qi fluirá automaticamente, aprofundará e se equilibrará. Saber alguma teoria sobre os

meridianos pode ser útil para algumas pessoas, mas em última análise, é a prática de acordo com os princípios que é o elemento mais importante.

Os novatos não devem focar-se muito sobre o qi, visualizando ou pensando muito a respeito.
Eles devem se concentrar em relaxar o corpo que irá aumentar o fluxo de sangue e, assim, o fluxo de qi. Eles devem se concentrar em soltar o corpo, esticando-o, o que irá realmente ser um pouco doloroso se estiver contraído.
Isso é normal e faz parte do “remédio amargo”.

Quando o corpo está alinhado corretamente e solto haverá mais dor pelo aumento da carga de trabalho nas pernas que, quando combinados com uma respiração mais profunda vai gerar calor no corpo criando mais energia.

Depois de muita prática, o estudante começará lentamente a perceber seu qi mas não deve ser distraído por essas sensações. Ele deve aprofundar a sua concentração o que irá aumentar a sua sensibilidade em relação ao qi e ele deve continuar a tentar melhorar a sua coordenação para que todos os movimentos começam a se sentir conectado e cheio de energia.

Não treine demasiado duro ou ficará rígido ou mentalmente tenso. Mantenha a mente calma e focada e sinta as mudanças sutis da prática diária e gentilmente e, naturalmente, chegará mais próximo a cada dia da essência do Tai Chi.

Procure aconselhamento e orientação de professores qualificados e a forma se tornará clara.

Aproveite a sua prática, desafie a si mesmo e saiba que leva-se muito tempo e esforço para ganhar habilidade.
Para manter a saúde não é necessário praticar mais de 3 formas por dia, mas para obter gong fu (kung fu) precisa praticar entre 5 e 10 formas regularmente.

Não se apresse, fique atento ao seu corpo e treine de acordo com o seu estado de saúde. Mesmo se você está apenas fazendo uma forma um dia sei que, como você fica mais forte, com o tempo, você será capaz de aumentar o tempo e intensidade do esforço. Por isso pense nisso como correr uma maratona e não uma corrida curta, e então você vai durar mais tempo.

Se alguém prática ocasionalmente duas horas por dia você vai definitivamente sentir o seu qi muito fortemente. Até então, tente não pensar muito sobre isso. Apenas a pratique e seja paciente.
Relógio dos Meridianos e suas conexões.

Relógio dos Meridianos e suas conexões.