Dicas de Treinamento de Chenjiagou

Por Niall O’Floinn
Tradução de Anderson Rosa (Frater Goya)

  1. Quando estiver aprendendo Taijiquan, tente praticar em um lugar calmo, pacífico com o ar circulando livremente por toda parte. O solo em que você estiver praticando deve ser tão nivelado quanto possível. Se praticar ao ar livre, escolher um local que não tenha vento excessivo. Quando você estiver praticando dentro de casa, deixe as janelas abertas para deixar circular o ar fresco ao redor da sala, pois o ar fresco terá efeitos positivos sobre a sua saúde e para o treinamento.
  2. Há um ditado para aprender artes marciais, “饿 伤 气, 饱 伤胃 (er shang qi, bao shang wei)”. Este é o senso comum prático que diz que quando você está com fome, treinar prejudica seu qi, e quando você estiver muito cheio (por comer excessivamente), o treinamento irá prejudicar o sistema digestivo. Quando você estiver com muita fome ou muito cheio, você não deve realizar uma rotina de treino muito exigente. Se você tem que treinar logo após uma refeição, certifique-se de que ele é apenas um treino bastante leve.
  3. Sempre comece a partir de uma postura alta para soltar as articulações. Quando você se sente suficientemente relaxado e aquecido, então você pode praticar indo de posturas médias para posturas mais baixas. Dessa forma, você diminuir as chances de conseguir uma distensão muscular ou outras lesões esportivas.
  4. Após seu treino/prática, não se sente imediatamente para descansar. Caminhe um pouco para deixar sua respiração voltar ao modo normal antes de se sentar.
  5. Fique atento de que, com treinamento em artes marciais, você não deve tentar acelerar seu progresso por tentar exceder os seus próprios limites. Seu avanço não funciona dessa forma, não há atalhos, e isso significa que você deve treinar em etapas, pouco a pouco. Treinar com moderação. Ajustar a frequência de seu treinamento, a intensidade e o nível de dificuldade baseado na altura de suas posições de acordo com sua faixa etária, nível de condicionamento físico e saúde física. Como regra geral, se você se sentir relaxado, confortável e alerta após o treinamento, isso significa que você tem treinado em sua intensidade e nível idealmente (que é mais adequado para você). Por outro lado, se você se sentir instável, cansado, e demorando mais tempo do que outros para recuperar o fôlego, isso significa que você tem treinado além da capacidade do seu corpo. Neste caso, você deve diminuir/adequar o ritmo de treino.
  6. Um ditado proverbial diz que, “练拳 如 逆水行舟, 不进则退 (lian quan ru ni shui xing Zhou, bu jing ci tui)”. Literalmente, isso significa aprender Taijiquan é como um barco que flui contra a corrente, se você não está determinado em empurrar o seu caminho para a frente, você vai ser varrido para trás. A chave para aprender Taijiquan reside na sua perseverança. Tanto quanto as habilidades de aptidão física e de auto-defesa estão em causa, estes só se concretizarão depois de acumular esforço prátice, e regular durante um período de tempo. Se você tem o hábito de “三天 打鱼 两天 晒 网 (san tian da yu liang tian wang sai)”, será muito difícil para evidenciar uma melhoria do seu nível de habilidade ou fundação. O ditado usa o exemplo de um pescador que lança suas redes três dias para os peixes e, posteriormente, precisa de dois dias para descansar e secar suas redes. Ele é usado para exemplificar um indivíduo que está sem força de vontade e preguiçoso. Na verdade, aprender Taijiquan irá treinar a sua auto-disciplina e determinação. Mesmo se você não está no humor ou se sentindo preguiçoso, você será capaz de superar estes blocos internos e continuar com a sua própria formação. No entanto, nesta situação, comece a sua prática com um nível postura bastante descontraído. Enquanto você ainda não controlou totalmente suas emoções interiores, você não será capaz de se concentrar na geração de seu qi. Então, se você tentar treinar nas posições mais baixas, você não será capaz de manter uma linha de conexão para o seu qi, ele vai ficar quebrado facilmente, e seu qi não vai chegar ao seu “梢 节 (Shao Jie)”; as pontas das suas extremidades. Quando isso acontece, você vai sentir sua postura desconfortável e isso pode ter efeitos negativos internamente. Então, quando você está sentindo para baixo, desanimado, por favor, tente não treinar intensamente em posições baixas para acionar o corpo e a mente para detonar adrenalina, e isso irá ajustá-lo para o estado de espírito correto. Só quando tiver ajustado suficientemente seus estados mentais e físicos, então você pode praticar em sua intensidade e nível regulares.
  7. Se as mulheres em seu período menstrual continuam treinando Taijiquan em uma intensidade adequada, ele irá ajudar a regular e manter o fluxo de sangue e qi ao longo dos meridianos do corpo. Como diz o ditado “通则 不 痛, 痛 则 不通 (tong ci bu tong, tong ci bu tong)” vai, quando seu corpo sente dor, isso significa que o equilíbrio em seu corpo foi interrompido. Por outro lado, você não vai sentir qualquer desconforto quando qi do seu corpo está fluindo sem problemas através dos meridianos. Por isso, não há mal nenhum em manter-se com uma dose leve de treinamento Taijiquan. De fato, a formação de Taijiquan pode ainda ajudar a prevenir ou aliviar as diversas dores abdominais associadas à menstruação.
  8. As mulheres durante a gravidez também podem continuar com sua prática Taijiquan. No entanto, elas devem praticar muito suavemente, e não deve ser vigorosas ou agressivas. Para aqueles movimentos que são mais extremos, elas podem simplesmente executar uma aproximação grosseira deles, enquanto eles fazem isso com a intenção firmemente em mente (exemplo: não bater o pé, não fazer fajing (発勁), etc). Os sintomas de estar estufada, prisão de ventre podem ser evitadas durante a gravidez simplesmente observando uma prática Taijiquan leve regularmente. O metabolismo vai melhorar, bem como facilitará o parto. É benéfico não apenas para a mãe, mas para o bebê, também.
  9. Durante o treinamento, se você sentir sede ou secura na garganta, você pode beber um pouco de água morna/ambiente para umedecer sua garganta. Por um lado, beber muita água durante o treinamento aumenta a carga de trabalho em seu sistema digestivo, e provoca pressão e danos indevidos a ele. Por outro lado, ele também faz você perder uma grande quantidade de sal e eletrólitos quando transpirar que não é bom para você também. Especialmente no tempo quente, quando você está mais propenso a transpirar, tente adicionar um pouco de sal para sua água potável para saciar a sua sede e para repor os sais perdidos através de seu suor. Após o treinamento, você não deve consumir líquidos frios também. Isso ocorre porque o calor gerado em seu corpo após o treinamento estará em choque com a frieza do líquido. Isto provoca um desequilíbrio que interrompe o fluxo de sangue e qi.
  10. Sobre uniformes de Taijiquan, você não precisa prender sua cintura firmemente com faixas ou cintas diferentemente de outras formas de artes marciais. Apenas certifique-se de que sua cinta ou elástico na cintura esteja certa para você, e não interfere com ou obstruir seu movimento e respiração.
  11. Após a sua prática de Taijiquan, lembre-se de não se ventilar ou abanar ou ainda sentar-se imediatamente. Limpe sua transpiração rapidamente para evitar que ela se esfrie excessivamente e assim, manter a temperatura do corpo descendo naturalmente Você deve “避风 如 避 箭 (bi feng ru bi jian)” evitar o vento (ficando gelado) tão cuidadosamente quanto evitaria flechas..