Tradução: Anderson Rosa (Frater Goya)
Chen Wangting (1600-1680), um guerreiro, um estudioso e um antepassado da nona geração da família Chen, inventou Taijiquan após uma vida de pesquisa, desenvolvimento, e experimentação das artes marciais.
Um guerreiro nato e um mestre em artes marciais, Chen Wangting serviu a dinastia Ming em sua guerra contra a sucessão da dinastia Qing. Por causa da turbulência política, desastres naturais e calamidades humanas durante o seu tempo, a ambição de Chen Wangting não foi atingida. Em sua velhice, Chen Wangting aposentou-se da vida pública e criou um sistema de artes marciais baseado em sua herança familiar de artes marciais, suas próprias experiências de guerra, e seu conhecimento de vários estilos de artes marciais contemporâneas.
Na criação do Taijiquan, Chen Wangting combinou o estudo do Yi Jing/I Ching, (ie, “Livro das Mutações”), a medicina chinesa, as teorias do yin yang (ou seja, as duas energias opostas e recíprocas geradas a partir do Taiji, expressas no Tai Chi Chuan como o dureza contra a suavidade, a substancial em relação a insubstancial, etc.), os cinco elementos (ou seja, metal, madeira, água, fogo, terra), o estudo e teoria dos jingluo (ou seja, canais de circulação dos meridianos ao longo do qual os pontos de acupressura estão localizados), e os métodos de Daoyin (ie, canalização e elevação da energia interna) e Tuna (ou seja, exercícios de respiração profunda).
Um poema escrito por Chen Wangting na sua velhice evidenciou a importância dos métodos taoístas de cultivo da energia da pessoa e do corpo na vida reclusa de Chen Wangting, “… Uma vez concedido o favor imperial e com graça, mas tudo em vão, eu, agora velho e fraco, fui acompanhado apenas por um rolo de “Huang Ting” (ou seja, uma escritura taoísta detalhando os métodos de Daoyin e Tuna) ao meu lado…”. Além dessas antigas teorias chinesas internas, medicina e métodos taoístas, estudiosos (por exemplo, Hao Tang, Liuxin Gu) também haviam descoberto que a arte do boxe criada por Chen Wangting continha nomes de vinte e nove posturas das trinta e duas posturas gravados num capítulo do Quan Jing Jie Yao de Qi Jiguang (ou seja, o capítulo sobre a Descrição Rápida do Boxe, Pergaminho 14), em Ji Xiao Xin Shu Qi (ou seja, o novo livro de Registros Ilustrados sobre a Eficácia).
Além disso, além da ligação entre o capítulo de Qi Jiguang Quan Jing Jie Yao e as formas de mãos-livres de Chen Wangting, todos os nomes da postura de lança longa mencionados no Qi Jiguang Chang Bing Duan Yong Talk (Discussão sobre uso das armas longas em contatos próximos, Pergaminho 10) em Ji Xiao Shu Xin, também podem ser encontrados completamente incorporados nos nomes de postura da forma de Lança da família Chen.
Portanto, após outras teorias populares – alguns criadas para fins políticos ou em benefício próprio – a respeito da origem do Taijiquan, como por exemplo, a lenda de Chang San Feng, a Wang Zongyue (cuja Taijiquan Lun, ou seja, a Teoria do Taijiquan, frequentemente citado como um dos clássicos no estudo de Taijiquan) / teoria de Jiang Fa, etc., têm sido refutadas e encontrando-se infundadas historicamente ou cronologicamente contraditórias com fatos históricos, que os estudiosos concluíram que Chen Wangting foi quem criou e desenvolveu um estilo totalmente novo e diferente de movimentos de boxe e um conjunto de armas, posturas e aplicações em seu próprio sistema de artes marciais, possivelmente, com a inspiração dos nomes do livro do Qi, que por sua vez era um registro assimilando nomes, formas e posturas de muitas escolas de artes marciais na época de Qi (Tang, H. & Gu, L., 2004).
Neste sistema de artes marciais único e sem precedentes, Chen Wangting criou e inventou sete conjuntos de formas de mãos vazias, uma forma de punho longo de 108 posturas (ou movimentos), uma forma de Paochui (ie, Punhos de Canhão), uma técnica para duas pessoas de empurrar as mãos (tuei shou), e os métodos de formação de lança, sabre, espada, cassetete, jian, golpes de lança para duas pessoas, e pólo-longo (Gu, L., 1983; Chen, Q., 2002).