Por Niall O’Floinn
Tradução: Anderson Rosa
O Estilo Chen de Tai Chi tem muitas armas que fazem parte de seu currículo. as armas são praticadas hoje porque elas desempenham um papel específico como parte do objetivo de criar um Corpo Tai Chi.
O Sabre do Estilo Chen de Tai Chi (Dan Dao 刀 ) é uma forma de arma curta entre as rotinas de Estilo Chen de Tai Chi. Há apenas 13 movimentos no antigo formulário que indica a razão pela qual o formulário é denominado “13 Movimentos do Sabre”. Em 1930-1938, um Mestre famoso do Estilo Chen da 18ª geração, chamado Chen Zhao Pi, ensinou em Nan Jing (a capital do sul da China). Nesta época, ele acrescentou mais nove movimentos à forma que agora é a forma pela qual as pessoas na Vila Chen (Chenjiagou 陳家溝 ) praticam a forma do Sabre.
O Sabre do Estilo Chen de Tai Chi é uma forma muito curta e eficiente. A aplicação de cada movimento é muito realista. Verdadeiramente o formulário do Sabre demonstra como Estilo Chen de Tai Chi usa uma combinação de saltos macios e duros, lentos e rápidos, pulando, relaxando, ativando, agitando, enrijecendo, seguindo, desenrolando o fio de seda, e fazendo o adversário esvaziar sua força. A forma se parece com um tigre feroz. A força parece poderosa e é descrita como “dividir uma montanha”. Esta arma curta também pode alcançar despistando a longa distância.
As Treze Técnicas do Sabre:
- Gun – rolar, rotacionar
- Bi – desviar
- Ci – empurrar
- Jia – repelir
- Zha – espetar, apunhalar
- Mo – fatiar
- Kan – cortar (como um machado ou facão cortando lenha)
- Sao – varrer
- Bo – separar
- Dang – bloquear
- Pi – dividir, separar
- Chan – torção
- Tiao – toque rápido, impulso
Quando você pratica com o Sabre único, é importante que você coordenar bem as mãos, a visão lateral, o corpo e os movimentos dos pés. Quando uma parte se move, as demais partes se movem. Em cada movimento deve-se certificar que a cintura é o eixo. Conforme você pratica, a força deve se mover continuamente, sem hesitação ou pausa. A técnica deve ser limpa e o design e as aplicações deveriam ser óbvias ou claras. O corpo e o movimento devem cumprir os requisitos básicos do Estilo Chen de Tai Chi. Ao praticar, deve-se aprender a enrolar o facão muito próximo ao redor da cabeça, costas e cintura. O movimento de corte deve ser amplo e forte (diferente da jian 劍 [espada]).
Um velho ditado das Artes Marciais chinesas dizia que “O Sabre único depende da outra mão, e o Sabre Duplo depende do movimento dos pés”. Deve-se prestar muita atenção para a mão vazia ou a mão menor e como ela deveria coordenar-se com o movimento do Sabre. Às vezes, a palma da mão esquerda irá apoiar (na parte traseira do Sabre) e seguir a técnica e o movimento do Sabre quando ele se move para cima (jia) ou para os lados (arma). Às vezes, a mão esquerda é usada para compensação, ou bloqueando etc. Em terceiro lugar, a mão esquerda ou mão vazia é usada para contrabalançar. A palma deve harmonizar-se com o movimento do corpo.
Este exercício inteiro deve ser baseado na forma de mãos vazias. Quando em movimento, a energia deve ser capaz de ser enviada para o final do nosso corpo. Ao vir para baixo ou se movendo para trás, a energia irá voltar para o Dantian ( 丹田 ) ou Centro do corpo. Quando você está familiarizado com a forma, o corpo pode empurrar o Sabre ou o Sabre pode levar o corpo.
Dan Dao – Formulário para o Sabre de fio único
- Início
- Proteger o Coração
- Dragão verde da Água
- Vento Chicoteia a Flor
- Nuvens brancas sobre a nossa cabeça
- Tigre Negro procurando na montanha
- Shu Qin portando uma espada em suas costas
- Galo Dourado numa perna só
- Rolando longe do vento
- Cortar o Corpo da Cobra Branca
- Três Anéis ao redor do Sol
- Mover as Nuvens e ver o Sol
- Bater a Relva e encontrar a Serpente à Esquerda
- Bater a Relva e encontrar a Serpente à Direita
- Dragão verde da Água
- Vento Chicoteia a Flor
- Andorinha Dobra suas Asas Douradas
- Ye Cha Buscando o Oceano
- Girar o corpo à Esquerda para cortar
- Girar o corpo à Direita para cortar
- Serpente Branca estica a língua para fora
- Segurando a Lua
- Encerramento